Release Quarteto Paulo Moura
Instituto Paulo Moura  
 

Criada como uma "dinasty band", o QUARTETO PAULO MOURA reúne quatro brilhantes solistas de saxofone e clarineta para perpetuar e renovar o legado do lendário saxofonista, clarinetista, compositor e maestro Paulo Moura (1933-2010). 

Leo Gandelman, um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara. Eleito por quinze anos consecutivos como “melhor instrumentista” pelo concurso “Diretas na Música” do Jornal do Brasil, ele ultrapassa as fronteiras entre clássico e popular a bordo da qualidade de seu saxofone, conferindo um grau avançado de apelo e emoção pop às peças de concerto e, por outro lado, exercitando o talento na interpretação, na pureza e na precisão do som na musica popular e instrumental.  

Carlos Malta, conhecido como "O Escultor do Vento" é multi instrumentista,  compositor, orquestrador, produtor musical e educador. Dono de um estilo totalmente original e criativo, vem lançando o seu trabalho e produzindo os seus CDs. O Escultor do vento, Pife Muderno, Tudo Coreto, Pimenta, Pixinguinha  Alma e Corpo, Ponto de Bala,  Paru, Tudo Azul,  Prana,  prestes a lançar Carlos Malta e Pife Muderno,  "ao vivo",  na China,  comemorando os 20 anos do grupo. Nos palcos do mundo, esculpindo múltiplos timbres nos saxofones (barítono, tenor, alto e soprano), nas flautas (em sol, dó e baixo, piccolo), pífanos e flautas indígenas do Xingu,  Carlos Malta traduz, através de seu sopro, a alma da música do Brasil. 

Dirceu Leite, é, sem dúvida, um dos mais importantes instrumentistas de sopro em atividade no Brasil. Multi-instrumentista, domina com igual maestria desde o flautim até o clarone, passando por toda a família dos saxofones e vários tipos de flautas e Clarinetas. Recentemente ele recebeu o diploma Ernesto Nazareth pelos relevantes serviços prestados ao Centenário do Choro, conferido pelo Instituto Cultural Ricardo Cravo Albim. Atualmente integra a banda de Carlos Lyra, Francis Hime, Wagner Tiso e  Beth Carvalho. 

Humberto Araujo, é saxofonista, flautista, arranjador e compositor. Vem atuando com dezenas de nomes da MPB como instrumentista e arranjador ao longo dos seus  30 anos de carreira. Tem atuado com muita freqüência em gravações e também como arranjador e instrumentista ao lado dos mestres, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Cidade Negra, Paralamas do Sucesso, Ivan Lins, Jorge Benjor, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Luiz Melodia, Zé Ramalho, Leny Andrade, MPB 4, Carlos Lyra, Emílio Santiago, Arlindo Cruz & Sombrinha, Fafá de Belém, Luiz Carlos da Vila, Orlandivo, Moska, Quarteto em Cy, entre  outros. 

Os quatro solistas do quarteto  estão se dedicando  ao repertório de Paulo Moura, relendo,  criativamente, seus arranjos e gravações. A fonte inspiradora inaugural é o disco Confusão Urbana, Suburbana e Rural, de 1976, da RCA Victor. Ali a mistura de gêneros, ritmos e formações instrumentais, entre o erudito e o popular, redefinem o horizonte da música instrumental brasileira ainda hoje. 

Como convidado especial o Quarteto Paulo Moura se apresenta com Henrique Cazes e seu cavaquinho, e é  acompanhado  de  uma banda de base com Ajurinã Zwarg na bateria, Augusto Mattoso no contrabaixo acústico e Charlles da Costa no violão sete cordas. 

O Instituto Paulo Moura é responsável pela produção e criação desta proposta musical.

Halina Grynberg